Especialidades Neurológicas
Desde a sua inaugurada, podemos dizer, com orgulho, que a Clínica Neuológica não só vem cumprindo a sua missão original, como avança cada vez mais!
A nossa trajetória tem sido a mais gratificante possível. Buscamos permanentemente o aperfeiçoamento de nossas estruturas e a excelência na oferta de procedimentos especializados.
Com isso, temos atraído os melhores profissionais em diversas especialidades e mantemos elevados os índices de satisfação entre nossos pacientes.
Aplicação de Toxina Botulínica
Na neurologia, o recurso é indicado com frequência em casos de espasticidade, condição que surge em diversas doenças neurológicas. Ela é caracterizada pelo aumento do tônus muscular, ou seja, o músculo funciona em excesso, tornando-se mais rígido que o normal
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Os acidentes vasculares cerebrais estão entre as maiores causas de morbidade e mortalidade. Eles podem acontecer devido a uma isquemia (falta de oxigenação em parte do cérebro) ou hemorragia (sangramento). O diagnóstico precoce e o tratamento correto, podem diminuir as sequelas e proporcionar uma volta plena às atividades do paciente. Procurar um neurologista logo no início é a melhor conduta para receber orientações que revertam com rapidez os sintomas e, principalmente, investigar as causas para que se consiga evitar novos eventos.
Cefaléias
As cefaleias podem ser primárias ou secundárias e todas elas têm tratamentos específicos. Hoje dispomos de um grande arsenal terapêutico para tratar as dores de cabeça , em especial a enxaqueca, com a utilização de medicações orais, acupuntura e toxina botulínica. Caso você tenha duas ou mais dores de cabeça por semana PROCURE O SEU NEUROLOGISTA.
Demências
Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão vivendo mais, entretanto, a demência pode ocorrer em qualquer idade, mas afeta principalmente os idosos. É responsável por mais da metade das internações em casas de saúde. As demências podem ser classificadas de várias maneiras: Tipo Alzheimer ou não Alzheimer, Cortical ou subcortical, Irreversível ou potencialmente reversível, Comum ou rara. O neurologista é o profissional que poderá fazer o correto diagnóstico para determinar se uma demência está instalada ou outra condição clínica está causando perda cognitiva.
Distúrbios do Sono
As pessoas que apresentam dificuldades de sono podem estar mais propensas a diversas doenças crônicas, de vários órgãos, e não somente do cérebro. Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas, são comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Uma avaliação com um neurologista especialista na área e até mesmo a realização de um exame de Polissonografia, podem ser fundamentais para um correto diagnóstico e tratamento.
Doença de Parkinson
Em geral os sintomas iniciam com redução da velocidade dos movimentos, tremores e desequilíbrio. Varias condições podem se apresentar de modo semelhante à doença de Parkinson, por isso uma avaliação clínica cuidadosa é importante para o correto diagnóstico. Quando o diagnóstico é concluído, várias opções modernas de tratamento podem ser utilizadas. O neurologista é o profissional que pode lhe dar as melhores orientações para um diagnóstico e tratamento corretos.
Doppler Transcraniano
O exame de Doppler Transcaniano é indicado em situações de tontura, vertigem, síncope e doença vascular cerebral, na suspeita de estenose (estreitamento) das artérias basais do encéfalo, avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas em doentes que apresentam estenoses ou oclusões extra ou intracranianas, avaliação e seguimento de pacientes com traumatismo craniencefálico da evolução de vasoconstricção, conhecida como vasoespasmo, das artérias intracranianas de qualquer etiologia, especialmente após ocorrência de hemorragia subaracnóidea, detecção de mecanismo de embolia encefálica paradoxal, conhecido como “shunt direito-esquerda”, na pesquisa de forame oval patente e fístula arteriovenosa pulmonar, por fim na suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica.
Eletroencefalograma Ambulatorial
O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade. Quando está indicado?
- Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.
- Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
- Pacientes com alteração da consciência.
- Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.
Eletroencefalograma no Leito
O Eletroencefalograma de Amplitude Integrada (EEG) constitui em um método de Monitorização Cerebral Contínua à beira do leito, em tempo real, e de caráter não invasivo. Estudos clínicos demonstram grande aplicabilidade clínica, permitindo avaliação prognóstica e neurológica de recém-nascidos com asfixia perinatal; avaliação de prematuros; e identificação de crises convulsivas. Estas são apenas algumas de suas utilidades
Epilepsias
As epilepsias são doenças neurológicas que ocorrem devido a uma disfunção no córtex cerebral que tem como manifestações clinicas as crises convulsivas. A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose (“ovos de solitária” no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas, etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. Uma investigação clínica detalhada, para identificar as causas, e a utilização de exames complementares corretos, proporciona um melhor tratamento e qualidade de vida para o paciente. Caso você tenha crises convulsivas ou suspeita, entre em contato.
Espasmos Hemifacial
O principal tipo é de natureza idiopática, ou seja, sem uma causa definida. Existem, entretanto, casos que ocorrem após paralisia facial periférica, que são secundários a malformações vasculares e, excepcionalmente, tumores.
Não se sabe exatamente a causa. Acredita-se, por exemplo, que o tamanho da calota craniana possa ser um fator de risco, uma vez que crânios menores (especialmente fossa posterior menor) poderiam deixar o nervo facial mais vulnerável à compressão por estruturas vasculares, como alças da circulação posterior. Para o tratamento adequado é importante procurar um profissional qualificado.
Polissonografia
A polissonografia tipo 1: realizada em laboratório do sono, onde o paciente dorme toda a noite no local, sob monitorização. Comtempla três subtipos: polissonografia basal, polissonografia split night (diagnóstico de doenças do sono associada à titulação de aparelhos de pressão positiva) e polissonografia para titulação de aparelhos de pressão positiva;. Tipo 3: realizada em nível domiciliar, aborda apenas parâmetros respiratórios (saturação e movimentos tóraco-abdominais)
Punção Liquorica
A punção lombar é utilizada para fazer o seguinte:
- Avaliar a pressão intracraniana e a composição do líquido cerebrospinal (ver tabela Alterações no líquido cerebrospinal em várias doenças)
Reduzir terapeuticamente a hipertensão intracraniana (hipertensão intracraniana idiopática)
Administrar fármacos por via intratecal ou um agente de contraste radiopaco para mielografia.
Taptest
O exame é realizado por nosso médico neurologista, e envolve algumas etapas:
- Avaliação fisioterapêutica, onde são realizados testes de desempenho de marcha do paciente.
- Avaliação neuropsicológica das capacidades cognitivas: memória, rapidez perceptivo-motora e habilidade viso-construtora.
- Punção Lombar: Retirada de 30 a 50mL de líquor.
Para conclusão, após uma semana, são repetidos os testes fisioterapêutico e neuropsicológico para avaliação de possível melhora em comparação aos primeiros testes.
Marcar Consultas
Marque sua consulta on-line. Sujeito a confirmação e de disponibilidade de horário.